segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

O que o cabelo fez pra ser chamado de ruim?

Um País tão misticamente colorido, tão rico (ou diz-ser) em tantas coisas, tantas conquistas em tão pouco tempo um Brasil tão novo e cheio de idéias.
Pena que não são todas boas, pena que é um país que ainda se vê meio branco de alma, meio puro de cor.
Minha raça é negra, minha cor é preta e eu me orgulho tanto disso.
Nos que agüentamos tantas brincadeiras e intituladas sempre de "ah isso ai foi uma brincadeira" escondendo todo um mar de preconceito. E muitas vezes que nem se dá por ele, por assim ter sido criado. Quem  irá duvidar da educação que o Pai deu, quem irá duvidar do que a Mãe tanto falou e o que os seus avôs a ensinaram. Todos tiveram uma particular criação,  mas que dependendo acaba sendo uma ofensa publica, que quase ninguém percebe.
Passamos despercebidos por tanto olhares que se dizem atento há  tantas coisas.
Dai passamos a uma era, onde o pais que é uma "mistureba" danada passa a ser praticamente todo europeu. E mais uma vez fecham – se os olhos, ou aos olhos é tão normal.
Ver que até quem tem cabelo liso fazer chapinha pra ficar mais liso, pra que possam ser "mais" aceitos. E o que mais choca é, que de fato são.
Em alguns lugares ainda há uma nítida diferença de tratamento, de olhar entre quem tem cabelo liso e quem tem cabelo crespo, entre quem é negro e quem é branco e que talvez alguém já até tenha percebido, mas que só quem é negro sabe como é.
E um olhar diferente, seguido sempre do mesmo elogio “nossa vc é  tão diferente” sua beleza é diferente”.
De que?  Engraçado na Europa nunca me falaram isso. Acredito que lá que seria o lugar ideal pra se perguntar, pelo simples fato de que lá realmente eu sou diferente, não tenho olhos claros como o deles nem cabelos lisos muito menos pele branca.
 E quando aparece algum afro - brasileiro (a) que chama atenção nos Negros somos “negra linda” “negro Lindo” Alguém já ouviu” Branca Linda”?
O Branco já está em nós (em todos nos de todas as raças)  como algo bom, de boa qualidade, bonito.  E o Negro em tudo como algo ruim.
Ou seja a beleza européia é a verdadeira? Beleza! Na Europa sim, mas aqui no Brasil não!
Alô Produtores,!Num comercial há mil morenos, brancos, loiros  e as vezes colocam um negro (a), pelo simples fato se ser Lei?!
A realidade é dura e me choca muito, me dói, e por vezes faz com minha auto-estima vá pro pé.
Alô Brasil! Cabelo Crespo é cabelo Crespo, e um cabelo, e tem sim sua beleza assim como todos os tipos de cabelo. Não alisem vocês só estão aceitando e dando ainda mais força ao preconceito.
E uma luta por um espaço, que há muito ainda o que se fazer e que se aprender.
Então vamos, passemos pra trás a ignorância, sejamos “originais” assumam seus cabelos, sua raça, está na moda fazer a diferença esta na moda ser negro estar na moda ter o cabelo que é verdadeiramente seu, vaidade sim, mas não em excesso!
Vamos nos orgulhar! Por trás do nosso cabelo crespo, por trás da nossa raça nos temos uma historia que apesar de triste está sendo mudada, nossa raça sofreu tanto há tanto tempo,  lutou e talvez até sem tantas informações, pra que algo melhorasse pra que algo nessa história mudasse,  porque temos que deixar isso agora?
Com esse mar de informações e conhecimento que temos , vamos nos orgulhar pelos que nossos ancestrais fizeram, pelo que agüentaram o incansável sofrimento por uma liberdade que ainda, apesar de todo o esforço,  não é total.
Viva a Democracia, viva todos os diretos
Viva todas as raças, viva o ser humano !

Sejamos livres, livres de idéias pré-concebidas.
Sejamos Humanos porque quando nós vemos assim passamos conviver muito bem com a diferença e passamos assim a admira-la .



E para terminar meu mestre Charlie Chaplin:



Todos nós desejamos ajudar uns aos outros. Os seres humanos são assim. Desejamos viver para a felicidade do próximo – não para o seu infortúnio. Por que havemos de odiar e desprezar uns aos outros? Neste mundo há espaço para todos...

O caminho da vida pode ser o da liberdade e da beleza.
                                                               
Charlie Chaplin – no Ultimo Discurso do Grande Ditador.



Bárbara Mariana, 10/12/2010, Rio de Janeiro

Um comentário:

José María Souza Costa disse...

Adorei, amei o seu post e o seu posicionamento social Parabens mesmo
Passei aqui lendo. Vim lhe desejar um Tempo Agradável, Harmonioso e com Sabedoria. Nenhuma pessoa indicou-me ou chamou-me aqui. Gostei do que vi e li. Por isso, estou lhe convidando a visitar o meu blog. Muito Simplório por sinal. Mas, dinâmico e autêntico. E se possivel, seguirmos juntos por eles. Estarei lá, muito grato esperando por você. Se tiveres tuiter, e desejar, é só deixar que agente segue.
Um abraço e fique com DEUS.

http://josemariacostaescreveu.blogspot.com